sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O gosto pela leitura, a paixão pela escrita

6

Desde muito nova que sempre adorei ler, principalmente romances. Família e amigos, sabiam sempre o que podiam oferecer: livros. E eu colecionava-os na estante e ia lendo conforme queria. Tenho muitos livros ainda por ler e isso não me incomoda, pois para mim os livros não têm data, são intemporais. Quem me é mais próximo, já conhecia o meu gosto pela leitura e a paixão pela escrita. Durante anos a fio, sonhei escrever um livro e esse dia chegou! Vi num anúncio publicitado por uma editora, a oportunidade da minha vida: escrever um livro! Havia um júri para ler os manuscritos e aquele que fosse o escolhido, veria a sua obra publicada. Escrevi o meu livro, em prosa, romance, com o cuidado de quem ama escrever. Assim foi: a obra foi escolhida, publicada, mas não foi a minha. Valeu muito a pena ter participado, pois consegui escrever um livro, talvez não um livro, mas sim um conto, poucas páginas, mas cheio de potencial para ser novamente escrito, reformulado. É isso que vou fazer. Reformular o que escrevi, adicionar-lhe páginas, histórias, linhas de vida. Pronto para outra oportunidade, para outro concurso. Sonhava ser escritora. Ambicionava ver o meu livro editado, na montra de uma conceituada livraria, à espera de ser levado para casa e ser tocado pelas mãos de quem o queria ler. Continuo a sonhar ser escritora de história minhas, contadas e escritas por mim. Não será a minha vida, não, será parte da minha vida.
 
MAS, também gosto de ler histórias que não são minhas, inventadas ou verídicas. Escritas por outras mãos que não são as minhas, escritas por gente que tem o seu livro na montra de uma conceituada livraria e que já não sonha ser escritor/a, pois já o são. Gosto de fechar os olhos e imaginar os rostos das personagens, tornar os locais descritos em sítios meus e adivinhar o som daquelas vozes. Este é o poder de quem lê, conseguir imaginar um mundo à nossa maneira. É ter a capacidade de conseguir viajar sem sair do sítio. É conseguir dar cheiro à comida que está a ser confecionada e tentar adivinhar como é posta a mesa.
 
Um livro pode ir connosco para todo o lado. Faz-nos companhia. Preenche os nossos dias. As letras compõe palavras pensadas e escritas de forma livre, são música.
 
Dos meus livros favoritos, destaco:
 
Os meus livros favoritos













 
 
 
 
Com base neste meu gosto pela leitura, vou iniciar em breve a rubrica Leitura em Dia, onde irei colocar os livros que estou a ler, ao que posteriormente darei opinião sobre os mesmos. Estou a contar convosco para me acompanharem nesta "leitura" e para partilharem comigo a vossa opinião. Posso contar convosco? :)
 
Agora que venham daí os vossos livro favoritos. Quais são eles?

6 comentários:

  1. Oi Paula, eu tbm gosto de ler, mas diferente de vc, só fui gostar mesmo de ler agora depois de velha,rs
    e ainda assim não leio de tudo, assim, romance eu nunca leio, meus preferidos são os de auto ajuda.
    Me interessei bastante pelo livro do Paulo Coelho, faz um tempinho que quero ler os dele e esse seu post me lembrou disso
    adorei ter passado aqui.
    Tenha um ótimo fim de semana
    Beijão ✿◠‿◠)✿
    ./\___/\
    (=~_~=)
    .*•.¸¸.•*
    .¸.•**•.¸.•*¨) ¸.•*¨)
    .(")__(") (¸.•* (¸.•*¨*•►
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário :)

      Do Paulo Coelho só li mesmo «O Zahir», mas há um outro livro dele muito conhecido e que fez imenso sucesso que é o «Veronika Decide Morrer». O autor é muito ligado à parte espiritual, será um bom escritor para ler. Boas leituras!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Adorei ler os quatro, por isso recomendo a leitura ;)

      Obrigada pelo comentário, Inês!

      Eliminar
  3. Podes contar sem dúvida alguma, adoraria ler essa rubrica! :) Espero que o te sonho se concretiza, mereces!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ember Blue!

      Em breve darei início à rubrica e estou a contar com a tua opinião ;)

      Beijinhos

      Eliminar

Comentários ao luar