sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Leitura em Dia #2

3

O Coleccionador de Sons

 

 
 
Título original: El Coleccionista de Sonidos
Autor: Fernando Trías de Bes
Género: Thriller/Romance
Editora: Porto Editora
Ano: 2008
Outros títulos do autor: Relatos Absurdos e Palabras Bajo El Mar
 
 
Sinopse:
 
Desde pequeno, Ludwig Schmitt von Carlsburg tem a assombrosa capacidade de dissecar os sons e albergá-los dentro de si.
Durante a infância dedica-se a colecioná-los, mas quando crê que a sua coleção já está terminada, descobre que lhe falta um som, uma frequência única, a mais ansiada, um som perfeito, celestial, mágico e eterno.
Dedicará então todas as suas energias a perscrutar os sons da Terra em busca do último som da sua coleção. Pelo caminho descobre que consegue cantar as sonoridades que guardou, convertendo-se no mais genial dos tenores da Alemanha.
Mas o seu dom esconde uma maldição.
Um thriller assustador, impregnado de romantismo e paixão, cuja trama inquietante cativa o leitor, da primeira à última página.

Este segundo livro, da rubrica Leitura em Dia, chegou-me às mãos como prenda de Natal, há uns anos, e até à poucos dias, ainda não o tinha lido. Após a leitura de um romance, queria experimentar ler o meu primeiro thriller.
Lido em poucas noites, porque adoro ler à noite, foi uma agradável surpresa! Adorei ler este livro! Conseguiu captar a minha total atenção em cada virar de página. Prendeu-me o olhar da primeira à última palavra lida. Quando ia a meio do livro, comecei a interessar-me tanto pelo livro, que me vi mergulhada naquela história de tal forma, que durante seis horas seguidas o acabei de ler! Não descansei enquanto não soube o que ia acontecer a seguir, sentia necessidade de desvendar os acontecimentos. O livro estava prestes a engolir-me e precisava de lhe dar um fim. Dei-lho!
Cada discrição do autor, a relatar personagens ou os locais, são verdadeiras pérolas imaginárias, que tão bem desenhei na minha mente.
A estória relata as memórias escritas de um padre, de nome Stefan, sobre a última confissão de Ludwig Schmitt von Carlsburg, personagem principal, que revela a Stefan antes de morrer, a sua bênção: a sua capacidade de dissecar sons e a sua maldição, que não revelarei aqui, pois é ela o motor de toda a estória. Este ao conhecer a maldição de Ludwig, uma vez que teve conhecimento da mesma em confissão, a única maneira de poder ver-se livre daquele segredo tão profundo e maldito, sem comprometer a sua condição de ouvinte, como sacerdote, é escrever em cadernos a confissão ouvida.
Verdadeira estória emocionante, carregada de romantismo, onde o amor sexual está presente e é levado até ao limite: a morte.
Para quem leu ou viu o filme O Perfume, História de um Assassino, esta trata-se de uma história muito semelhante, onde a personagem principal nasce com a capacidade de separar os sons que ouve, ao mesmo tempo que os guarda dentro de si. Para ele, ao ouvir uns passos, o som dá-lhe a capacidade de saber de que material é feito o sapato, a sola do mesmo, que tipo de chão é o que está a ser pisado... Ludwing vive à procura do som que lhe falta, um som perfeito, aquele nunca ouvido, aquele nunca sentido, será que o encontra?
 
Passou a ser um dos meus livros favoritos. Aprovado e aconselhado!
 
 
Próxima ronda, já a ser lida: De Bagdade com Amor..., de Jay Kopelman. Alguém desse lado que já o leu, pronto para dar a sua opinião num próximo post? Para quem ainda não o leu, vão a correr comprar ou tirem-no da prateleira, vamos ler juntos/as! :)

3 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar, mas parece ser bem interessante!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia mas parece interessante!
    :)
    beijinho
    http://mustbepink.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Já vi este livro várias vezes na livraria e ainda não o comprei mas deve ser bom!
    De Bagdade com amor é lindo, adorei!

    Já conheces o meu blog? Passa por lá e segue-o!
    Beijinhos
    http://aengenheiradamoda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Comentários ao luar