segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Entrevistas de emprego

6

As entrevistas de emprego devem servir para os entrevistadores conhecerem os candidatos e apresentaram as funções do posto de trabalho que estará por preencher. Contudo, há sempre entrevistas que são caricatas, que não correm assim tão bem... Entrevistadores que não o sabem ser, locais de entrevistas que parece que foram montados apenas para o efeito, empresas que parecem ser de fachada...
A entrevista deve ser levada de forma séria, pois pode estar ali a oportunidade da vida. É importante haver uma preparação prévia, quando vou a entrevistas de trabalho, procuro obter o máximo de informação sobre a empresa em questão, mas nem sempre é possível saber muita coisa, principalmente quando são empresas recentes, com pouco feedback. Gosto de saber se a empresa está registada e onde, qual o contribuinte fiscal, se tem site e/ou facebook  e a história. Gosto de me preparar de véspera, para mostrar a quem me entrevista que sei quem é a empresa, pois assim transmito interesse e conhecimento.

Hoje vou contar-vos uma das situações que ocorreram comigo.
Primeiro que tudo, logo no primeiro contacto telefónico ou e-mail, é possível observar o tipo de profissionalismo das pessoas, e sabe Deus como detesto a falta de profissionalismo! Eu tenho sempre o cuidado de enviar o curriculum vitae num e-mail com cariz formal, afinal não conheço as pessoas e é assim que deve ser, o mínimo que espero do outro lado é o mesmo tratamento. Pois bem, isso nem sempre acontece, então a resposta que obtive a um dos e-mails foi uma simples frase, que transcrevo:

Boa noite, Entrevista dia (X) pelas (X horas) com (X pessoa). cmpts
Ora aqui está o que eu merecia! Uma frase simples e curta! O que esperava eu?! Um início de Exma. Senhora, tal como os tratei? Ou algo a dizer que após terem visto o meu curriculum, gostariam de agendar uma entrevista comigo? Errado! Não mereço tal tratamento! Olha agora terem de enviar um e-mail elaborado! Nem pensar! Toma lá copy/past para todas as pessoas que enviaram o curriculum e apareçam lá se quiserem! É que nem há negociação de data. Podes, aparece, não podes, não apareces! É que são tantos cv's que algum/a há-de ser de jeito! E eram mesmo muitas!
 
Fui à entrevista, lá estava eu ligeiramente antes da hora marcada, é importante sermos pontuais, para lá chegar e estar uma fila tão grande, que o escritório era tão pequeno para aquela gente toda! Era dia de chuva e tive de aguardar cá fora com mais umas tantas. As futuras entrevistadas entravam por ordem de chegadas. WTF! Tenho hora marcada e ao mesmo tempo não tenho! Mais valia dizer, apareça a partir da hora tal e traga algo para se entreter, pois isto vai demorar! Estavam cerca de 10 pessoas à minha frente que iam entrando a conta gotas, pois era uma pessoa a entrevistar. Numa hora ficaram despachadas cerca de 3 ou 4 pessoas. Faltavam 7 e finalmente começava a haver espaço dentro do escritório. Fiz as contas e por aquele andar ainda devia faltar uma hora para a minha vez, reparem que já lá estava há uma hora e meia! Duas horas e meia numa entrevista? Ou melhor, à espera dela! Nem pensar! Vim embora porque não gosto de ser gozada! Foi uma completa falta de respeito para comigo e com as outras pessoas que foram marcadas para a mesma hora. Fui eu embora e outras tantas também. Houve alguém que disse: Se estão tão atrasados para as entrevistas, imagino para pagarem! Eu concordei!
 
Foi tudo uma questão de sorte ou azar! Tivesse chegado mais cedo e não estavam tantas à minha frente! O respeito começa a ser uma característica de poucas pessoas e empresas. Pessoas, afinal são elas que fazem as empresas.

6 comentários:

  1. Dada a conjuntura económica e o desepero de tantas pessoas à procura de um emprego, as empresas aproveitam esse facto e consideram que têm as pessoas nas mãos e como tal, façam o que fizerem, terão sempre alguém para aceitar, muitas das vezes, condições de trabalho precário.
    Cabe a nós, realmente, mostrarmos o nosso desagrado com pequenas atitudes.

    http://soprosdopensamento.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por ter expressado a sua opinião.
      Sem dúvida que vai haver sempre alguém que, no limite do desespero, vai aceitar as condições que lhes são propostas, na maioria precárias e até humilhantes, como diz e bem! É muito triste ver como as empresas tratam os seus colaboradores.

      Eliminar
  2. Já me aconteceu exactamente o mesmo...! E estou agora a voltar à rotina das entrevistas... Infelizmente!
    Boa sorte querida,

    http://apenultimabolachadopacote.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gabriela! Obrigada pelo seu comentário!
      Este tipo de atitudes logo na primeira entrevista, só vem mostrar aquilo que se importam com as pessoas: nada! E quando dizem sempre que vão contactar a dar a resposta se fomos selecionadas ou não, e esse telefonema nunca chega...

      Desejo-lhe igualmente boa sorte nas entrevistas!

      Eliminar
  3. Espero pelo momento que a resposta de uma candidatura de emprego seja algo do género:
    "Sócio aparece ali pela tasca, vemos o Benfica e logo vemos se tens cabedal para a coisa"
    Pensando bem esta resposta até tem mais palavras que a que recebeste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lool ver o Benfica ainda podia ir, é o meu clube :p Enfim... cada vez mais as empresas pensam que nos têm na mão, que estamos desesperados, mas nem sempre é assim... E às vezes certas atitudes, valem mais que muitas palavras. A linguagem corporal de quem lá estava, a desesperar, mostrava bem a indignação sentida.

      Eliminar

Comentários ao luar