segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Natal

1

O natal começa a ser preparado cerca de um mês antes. Vamos buscar a árvore artificial, que é o mais aproximado possível de um pinheiro natural, e começa-se a colocar os enfeites. Decora-se o resto da casa e qualquer um que entre nela, vais perceber que ali está o natal. Depois é feita a lista das pessoas que vão ser presenteadas, na noite do dia 24 para 25 de Dezembro. Os presentes são comprados com antecedência, e uma semana antes da noite mágica, as compras dão-se por terminadas. Não houve correrias, tudo foi comprado com tempo e calma. Tudo foi verdadeiramente saboreado, como a época manda.
 
No dia 24, faz-se as últimas compras para o jantar, pois quer-se tudo fresco e os legumes do dia. Fazem-se os doces típicos, os salgados, vai-se comprar o bolo rei, que já não vem com brinde. A casa cheira a fritos e eu esqueci-me de guardar o casaco. Paro e olho para o pinheiro, percebo o quanto gosto desta época e de tudo o que ela trás. Gosto das cores, dos enfeites, das luzes a piscar, da compra dos presentes, escolhidos a pensar propositadamente naquela pessoa, dos doces, do bacalhau que não é cozido, do vinho bebido ao jantar, do champanhe com que se brinda, do gorro de Pai Natal e das hastes das renas, do feliz natal pendurado na porta de casa, a dar as boas-vindas a quem vem por bem.
 
Guarda-se os presentes em sacos, embala-se a comida ainda quente, vestem-se os casacos, despedimo-nos da Estrela, desligamos tudo e fechamos a porta de casa. Há um silêncio na rua, que quase ensurdece, as persianas estão corridas e não há movimento que se aponte. As famílias seguiram viagem e foram reunir-se com os seus entes queridos. Fizemos o mesmo. Este ano, não é na minha casa.
 
O natal é isto! É sentarmo-nos à mesa, rodeados de quem gostamos, comermos bem, olharmos para o relógio e já é meia-noite. Abrimos os presentes, partilhamos histórias e a noite já vai longa. No dia 25 é altura de estrearmos o que recebemos e começar a pensar no final do ano que já se aproxima. A Estrela abre o seu presente, como membro da família que é, também tem direito ao seu. O natal está quase a terminar, demorou tanto a preparar, para em duas noites acabar. Vem aí o ano novo!
Gosto disto: do natal!
Não gosto do consumismo e das corridas para o shopping, para trocar aquela roupa que não serve ou que não se gosta, até mesmo para serem os primeiros a aproveitar as promoções logo após o natal...
Pinheiro e eu

Feliz natal para todos! Que seja uma época de paz, vivida com amor, onde a partilha impere! Até aos reis, ainda é natal!

1 comentário:

  1. "O natal está quase a terminar, demorou tanto a preparar, para em duas noites acabar."

    É caso para dizer, se rima é porque é verdade lol. Gostei muito do artigo.

    Também devo dizer que o que gosto menos do Natal é quando as pessoas se deslocam de carro para irem ver a respectiva família, parece que se esquecem como se conduz.

    ResponderEliminar

Comentários ao luar